<$BlogRSDUrl$>




  • 18.1.11
    Um país para fazer férias

    No SPIEGEL leio hoje um retrato optimista da revolução na Tunísia. Os tiroteios na rua cessaram, e as pessoas estão eufóricos, falam com jornalistas na rua, sem medo, e também, no caso das mulheres, sem véu. Jürgen Theres, um representante da Hans Seidel Stiftung, uma fundação alemã próxima do partido conservador CSU, que trabalha na Tunísia há 7 anos, relata uma atmosfera comparável com a na Alemanha depois da queda do muro. Realça a euforia, mas também o o civismo que geralmente caracteriza as pessoas.
    Segundo ele, as condições para uma mudança pacífica para uma genuina democracia são boas:
    - Existe uma classe média com um nível elevado de instrução.
    - A população caracteriza-se por civismo e disciplina.
    - Tunísia dispõe de instituições e duma estrutura pública de bom nível, inclusive de um estado social. Não opinião de Theres, o país está mais avançado do que, por exemplo, Portugal no ano em que entrou na União Europeia.
    - O fundamentalismo islâmico não tem aderência significativa no país.
    A situação desastrosa e a opressão maciça dos últimos anos terá como principal razão a cleptocraçia estabelecida pela entourage do presidente deposto.

    O optimismo referido no SPIEGEL contrasta com o cepticismo que por exemplo Anne Applebaum mostrou ontem num artigo na Slate. Talvez custa a Applebaum imaginar que a mudança para a democracia fosse possível sem o apoio dos EUA. Na verdade, e obviamente, o facto que essa revolução não tem a mão dos EUA ou de outra grande potência estrangeira, é uma vantagem inestimável.

    Jürgen Theres até acredita, ao contrário do que ouvi dizer muitos outros comentadores, que o governo interino - que contém muitos ministros do antigo regime - tenha a necessária autoridade e capacidade para governar e preparar eleições livres. Nem todos os políticos e altos funcionários públicos do antigo regime estariam totalmente comprometidos pela corrupção e a ditadura.

    Oxalá!

    Em todo o caso temos nós, a Europa democrática, aqui uma oportunidade única de apoiar um desenvolvimento positivo nesta região onde motivos para esperança eram tão escassos. Será um desafio fazer-lo de forma ajuizada, sem sequer deixar parecer que se retira às forças democráticas na Tunísia a sua autonomia.
    Um exemplo de uma revolução democrática e laica bem sucedida no Norte da África - o que poderiamos desejar melhor, para os Tunísios, para o mundo islâmico em geral e até em termos geopolíticos?

    A principal fonte de rendimento da Tunísia é o turismo. Compreensívelmente, depois dos acontecimentos dos ultimos dias, este agora enfrenta uma crise aguda. Como dizia um comentador no SPIEGEL:
    Não sabe o que pode fazer para ajudar à democracia na Tunísia? Vai passar as suas férias lá!

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License