<$BlogRSDUrl$>




  • 19.11.09
    Julgamento dos autores do 9/11 em Nova Iorque

    Face Oculta, casamento gay... não ficou espaço na atenção dos bloguistas portugueses para uma notícia que acho importante e interessante:
    Cinco presos de Guantánamo, dados como responsáveis principais pelo 11 de Setembro, serão acusados e julgados num tribunal criminal normal de Nova Iorque!
    Acho uma óptima notícia e será, a realizar-se, um acontecimento de grande alcance.
    É interessante acompanhar os argumentos e preocupações dos americanos acerca deste processo. Há quem ache péssimo que o processo dará, muito provavelmente, ocasião aos acusados de relatar o seu tratamento em Guantánamo. Todo o assunto da tortura será trazido de novo com grande impacto para a atenção mundial. Com enorme prejuízo pela imagem dos EUA no mundo, dizem. Além disso, dará oportunidade aos acusados de propagarem perante um público mundial, as suas ideias e de recrutarem novos seguidores no mundo islâmico.
    Obviamente, estes argumentos políticos não deviam condicionar a forma como é conduzido um processo criminal. Veremos se vai ou não. O processo também é uma oportunidade para os EUA de restabelecer a sua reputação com estado de direito. Também aqui estou curioso como conseguem aproveitá-la.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License