<$BlogRSDUrl$>




  • 30.10.08
    O chumbo só é mau na Finlândia, em Portugal é bom

    Vamos ver se percebo:

    Porque em Portugal as salas de aula são inadequadas, porque há pais que agridem professores, porque a nossa ministra desrespeita os professores e o secretário de Estado fala mal português, e porque os professores se consideram mal pagos, por isso está bem que os alunos portugueses chumbem quando revelam insucesso na sua aprendizagem.
    Se tivessem edifícios escolares como deve ser, os seus pais se relacionassem bem com os professores, a ministra tratava os professores com respeito e os secretários de Estado fossem competentes e os professores se considerassem bem pagos – aí sim, já mereciam soluções alternativas que no país que está no topo do ranking mundial no sucesso escolar, foram identificadas como melhores.

    Que Portugal tem um dos melhores rácios professor/aluno e por isso devia ter condições para aplicar estas soluções alternativas, não interessa. Primeiro havemos de construir novas escolas, ensinar maneiras aos pais, arranjar ministros bem-educados e pagar os professores melhor. Depois, se restar tempo e paciência, podemos ainda pensar nos alunos.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License