<$BlogRSDUrl$>




  • 28.10.08
    O milagre da VW

    Ontem as bolsas europeias fecharam em baixo. O Dax de Frankfurt, pelo contrário, subiu. Prova do vigor da economia alemã? Vejamos:
    O Dax teria perdido ontem 9%, senão tivesse havido a histórica explosão do valor das acções da VW. Num dia, subiu em 146%! E hoje subiu ainda mais. Terá a Volkswagen descoberto o segredo do perpetuum mobile para os seus motores? Ou terá ganho nos Euromilhões? Infelizmente para todos nós, a segunda resposta está mais perto da verdade.
    O que aconteceu é que a Porsche aumentou a sua participação na VW para 42,6%, e anunciou controlar ainda mais 31,5% na forma de opções. A Porsche fabrica, sem dúvida, lindissimos carros e também é, ao que consta, uma empresa financeiramente saudável, mas como isso resulta neste aumento astronómico do valor da VW continuou para mim, leigo nestas coisas, um mistério. Até o SPIEGEL mo explicou.
    Existem pessoas inteligentes e corajosas que se chamam "hedgefond-managers" e ganham a sua vida na bolsa ao apostar na descida das quotações. Isto funciona assim: Eles recebem dinheiro dos seus clientes por lhes vender acções que ainda não possuem, mas se comprometem entregar, por um preço hoje acordado, numa determinada data no futuro. Se o valor das acções nesta data na bolsa é inferior ao valor acordado, eles ganham dinheiro, se é superior, eles perdem.
    Muito bem. Mas como isto criou a subida dramática das acções da VW?
    Assim: Como a Porsche assegurou o controlo de 74,1% (42,6% + 31,5%) de todas as acções da VW, e ainda outras 20% são detidas pelo Estado alemão, só estavam 5,9% das acções disponíveis para serem negociadas. Aconteceu que a quantidade de acções que os hedegefond-managers tinham prometido fornecer ontem aos seus clientes era muito superior. Ao tentar honrar os seus compromissos, meteram-se na corrida aos tais 5,9%, o que fez subir tanto o seu preço. Com as quotações de hoje, resultantes desta corrida, a Volkswagen vale mais do que todos os outros fabricantes europeus e americanos de automóveis juntos!

    Claro que isto é bálsamo para a minha alma de patriota. Tenho porém, confesso, alguma dificuldade de convencer-me que o valor na bolsa da empresa fundada pelo Führer tem algo a ver com a sua dimensão real, a sua produtividade e competitividade. Mas, como disse, não percebo nada destas coisas. Só sei que a regulamentação é do diábo e a mão invisível tem sempre razão.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License