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  • 13.9.08
    Carne humana

    Quanto a esta notícia é importante fazer uma precisão. A entidade que admoestou a empresa alemã de talho por ter feito publicidade com uma rapariga nua "tão fresca como a sua carne", não é uma "Autoridade". Trata-se do Werberat ("Concelho de Publicidade"), um grémio da Associação Central das Empresas Alemãs de Publicidade (ZAW), entidade privada que não tem poderes públicos. Este grémio costuma receber queixas provenientes da sociedade civil e recomenda, em caso de as considerar justificadas, à respectiva empresa "infractora" corrigir a campanha. Se esta se recusa, o grémio faz uso da sua arma máxima: uma "admoestação pública", com mais nenhuns efeitos do que os que resultam dela para a imagem da empresa visada.
    No caso, e ao contrário do que acontece habitualmente, a empresa G&M deixou chegar a situação a isto. Pede agora desculpa e vai retirar o anúncio. Mas se não quisesse, ninguém poderia obrigá-la. E ainda bem.

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