<$BlogRSDUrl$>




  • 16.8.08
    Os alemães da Meia Praia

    11 de manhã. Estou num café-esplanada na Meia Praia, grato pela sombra, comprada com uma água tónica com gelo que derreteu há muito no copo, e tento ler "Possession" de A.S.Byatt. Não é fácil. As conversas nas mesas vizinhas são todas em línguas que compreendo – português, alemão, inglês – e de som bem alto.
    Finalmente os ingleses da mesa a frente saem, com os seus dois cães-de-água e um cuja raça desconheço. Passam pelo sinal que mostra um cão riscado por uma barra vermelha e dirigem-se ao mar.
    A conversa em alemão atrás de mim, agora sem concorrência, impõe-se na minha percepção:
    - Já viste estes cães tão giros?
    - Hmmm.
    - Mãe!
    - Hmmm?
    - Já viste estes cães tão giros?
    - Sim.
    - Viste como o cão-de-água pequeno olhou para mim? Tão lindo!
    - Hmm.
    - Mãe!
    - Sim?
    - Viste como o cão pequeno olhou para mim? Com se quisesse falar comigo! Viste, mãe?
    - Hmm.
    - Como se quisesse falar comigo! Sempre tive imenso jeito com animais, não é verdade mãe?
    - ...
    - Mãe!
    - Sim?
    - Sempre tive imenso jeito com animais, mãe, não tive? Viste mesmo como este cãozinho me olhou?
    - Sim, sim.
    - Lembras-te da cadela da Christina, mãe?
    - Hmm?
    - Da Christina, mãe! Da minha amiga Christina. Lembras-te da cadela dela?
    - Hmm. Não.
    - Ó mãe! Da minha amiga Christina! A cadela. Sissy! A cadela chamava-se Sissy! Claro que te lembras, mãe! Aquela que tiveram de levar ao veterinário para matar, porque não parava de borrar a casa toda, as alctifas e tudo! Não te lembras mesmo? Ela era tão querida, mãe, a cadela. Tão querida! E olhava-me exactamente como este cãozinho aqui.
    - Hmm, hmm.
    - Exactamente com os mesmo olhos tristes, como este cãozinho aqui.
    - Hmm.
    - Tenho mesmo jeito com animais, mãe, não tenho?
    - Sim, sim.
    - Gostava de saber onde se meteu o Klaus.
    - Hmm.
    - Devia já ter voltado.... Ó mãe, viste aquela com este chapeu amarelo?
    - Hmm.
    - Mãe, viste aquela lá com o chapéu amarelo?
    - Sim, vi.
    - A Anna disse que não me fica bem o chapéu que comprei ontem!
    - Hmm.
    - Mãe, sabes que a Anna disse que não me fica bem o chapéu que comprei ontem?
    - Hmm. Não, filha.
    - Mas fica-me bem, não achas, mãe?
    - Sim, acho.
    - Gostava de saber onde se meteu o Klaus.
    - Hmm.
    - Já devia ter voltado há muito.
    - Hmm.
    - O Klaus disse que queria ir sozinho. Vê-lá, mãe, isto lá ao fundo não é ele, ou é?
    - Não. Não é.
    - Não sei onde o Klaus se meteu. O Klaus gosta de fazer passeios na praia sozinho, sabes, mãe?
    - Hmm.
    - O Klaus disse que gosta de fazer passeios na praia sozinho, mãe. - Não sei porque gosta de fazer passeios na praia sozinho.

    Viro-me para olhar as minhas compatriotas, protagonistas do diálogo. A mãe, uma matrona na casa dos sessenta. A filha perto dos quarenta.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License