<$BlogRSDUrl$>




  • 7.8.08
    Como é que se escreve ASAE em chinês?

    «[...] Os cidadãos de Pequim foram por isso instruídos pelos funcionários para não refilar com estrangeiros e não fazer perguntas indiscretas como: "Quanto você ganha?" Outros receberam da "Comissão para o Fomento da Civilização Mental na Capital" explicações no comportamento: Para homens é doravante tabu vestir pijamas em público ou calças arregaçadas, para mulheres saias de cabedal ou blusas transparentes. Os homens devem fazer a barba diariamente, as mulheres usar make-up leve; e a quem tenha tornozelos mais grossos recomenda-se o uso de collants escuras. Generosamente consta que "meninas jovens podem vestir as saias entre três a seis centímetros acima do joelho".

    Quem quer mesmo manifestar-se durante os Jogos, pode fazê-lo em três jardins públicos da capital. Mas está proibido "ferir os interesses do país e da sociedade". Cada manifestação tem que ser requerida no mínimo 5 dias antes, e expressamente autorizada pela polícia. Mais que duvidoso que esta o fará.

    Também na cultura ninguém pode exceder-se. Em vez de introduzir a juventude do mundo na vital cena de roque pequinense, controladores em bares e clubes começaram entretanto a exigir licenças de palco para as bandas. Estas, verificou-se, são impossíveis de obter. "Vou de férias em Agosto", disse guitarrista Byan Yuan da banda "Joyside".

    Antes da gala de inauguração tudo leva a crer que Pequim vê os Jogos como um congresso de Partido um pouco diferente e não como um encontro alegre com a juventude do mundo. Alguns estudantes até fazem as malas: receberam até 4000 Yuan (ca.de 377 Euro), para que libertem as residências e irem para férias fora da cidade.

    Muitos pequinenses já aguardam o tempo depois do circo de Olímpia – quando a normalidade terá voltado para a cidade, poderão novamente andar de carro quando querem e comer espetadas de carne nas bancas de rua. Pois a maioria destas foram fechadas por alegada falta de higiene.»

    (Der SPIEGEL)

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License