<$BlogRSDUrl$>




  • 28.6.08
    Perdoo-vos

    Sei que todos vos estão a torcer, não pela vitória da Espanha mas pela derrota da Alemanha. Está nas entrelinhas em cada jornal, em cada reportagem televisiva, e embora em conversa alguns de vocês ainda mostram alguma delicadeza na forma como o admitem, não tenho ilusões. Sei: salvo os meus filhos, nenhum português que conheço torce pela Alemanha.
    Antes do nosso jogo contra a Áustria, que tínhamos de ganhar para não sermos eliminados, um amigo meu, portuga, informou-me que torcia pela Áustria. Só para ver a Alemanha eliminada. Quando lhe lembrei que já nem passámos da fase dos grupos em 2000 e 2004, deixou-se de rodeios. Que desculpasse, mas ver Alemanha perder nunca seria demais!
    De facto, tão habituado a generosos exercícios de dissimulação, quando a nossa irritante supremacia está em questão, desculpei-o logo.
    Fique o amigo perdoado. Vocês estão perdoados também.
    Mas em contrapartida decidi, desta vez, dispensar-me do exercício hipócrita de humildade e assumir plenamente também os meus sentimentos atávicos. Quando amanhã seremos novamente Campeões da Europa e a nossa Mannschaft terá feito o seu dever - não mais do que o seu dever - e evidenciado mais uma vez a superioridade alemã, isso irritar-vos-á solenemente. Porque não já hoje irritar-vos também com a arrogância que alegadamente tanto caracteriza a minha nação e a minha gente?
    Tentar, através do próprio exemplo, contrariar os clichés que se nutrem sobre os alemães, dá trabalho e é sempre um exercício inglório, e nestes dias falta-me a pachorra. Somos fortes, eficientes, arrogantes? - Somos. Tomem-lá! Somos feios e pouco elegantes? Se o achem... Havemos de viver com isso. Aturar a inveja é o preço que o melhor tem de pagar. Não custa muito.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License