<$BlogRSDUrl$>




  • 9.6.08
    Os polacos "traidores" na equipa nacional alemã

    Miroslav Klose e Lukas Podolski nasceram na Polónia, mas jogam hoje na equipa nacional de Alemanha. Porquê?
    Ambos são oriundos da Silésia, território alemão até 1945, quando os aliados decidiram oferecer esta região à Polónia restabelecida, em compensação pelos territórios que a URSS anexou em 1939, na sequência do Pacto Hitler-Estaline, mas ao contrário da metade anexada pela Alemanha, não devolveu. No famoso tratado de 1970, Willy Brandt aceitou em nome da Alemanha - e bem - a irreversibilidade destas novas fronteiras.
    É pouco conhecido fora da Alemanha que este redesenhar das fronteiras levou a uma limpeza étnica com 14 milhões de deslocados e ca. de 2 milhões de mortos civis alemães. Mesmo assim, uma minoria de alemães conseguiu ficar, e desta são as famílias de Klose e Podolski.
    A Alemanha (RFA) assumiu e assume que qualquer pessoa de ascendência alemã, quer que onde viva ou nasceu, tenha direito à nacionalidade alemã. Ao abrigo deste regime, e quando isto foi possível na sequência de um entendimento entre Alemanha e Polónia - houve um entendimento semelhante com a então URSS -, os pais de Klose e Podolski emigraram para Alemanha.
    Klose tinha oito anos, quando chegou a Alemanha em 1986, Podolski dois, quando chegou em 1985.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License