<$BlogRSDUrl$>




  • 12.6.08
    A gaffe

    Exemplar o post e as explicações nos comentários de Rui Bebiano sobre a gaffe de Cavaco Silva, referindo a "raça" portuguesa. Não só concordo com a sua interpretação do acontecimento, o que acho exemplar é o bom senso e a falta de histeria com que trata do assunto, ao contrário de muitos críticos e defensores do discurso do Presidente.
    Uma gaffe revela o inconsciente de quem a comete. Mas é injusto e hipócrita extrapolar do vislumbre que uma gaffe permite, uma leitura daquilo que a pessoa "verdadeiramente" pensa e sente. Para além do lapsus linguae genuino, ninguém é coerente até ao ponto de que não tenha sentimentos e ideias contraditórias, inclusive algumas de que genuinamente desaprova.

    Claro que, como o Rui bem assinala, não se pode saber ao certo onde acaba uma gaffe e começa uma convicção séria, que escapa de um disfarce conscientemente mantido.
    E também gaffes têm preços políticos que podem ser elevados e inevitáveis. Os políticos alemães da pós-guerra o digam. Lembro-me de um presidente do parlamento alemão, Philipp Jenninger, insuspeito de qualquer simpatia com o nazismo, que referiu no discurso na ocasião do 50º aniversário do pogrom do 9 de Novembro de 1938, o "Faszinosum" (objecto fascinante) que foi o nazismo. O homem foi vilipendiado e obrigado a não renovar o seu mandato que estava prestes a terminar.
    No ano seguinte, na ocasião do 51º aniversário da "Kristallnacht", o então presidente da comunidade judaica na Alemanha, Ignaz Bubis, fez no mesmo lugar um discurso em que integrou trechos inalterados do discurso de Jenninger, sem que alguém se incomodava. Fê-lo para demonstrar como aspectos alheios ao próprio texto têm um peso derterminante na sua recepção.

    Por receios destes, ainda não comentei até hoje esta gaffe de Cavaco, mas faço o agora: Imaginem os efeitos que tivessem tido palavras semelhantes pronunciadas pela Angela Merkel...

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License