<$BlogRSDUrl$>




  • 26.5.08
    Selfrighteous assholes e os seus apreciadores

    No início da campanha declarei – não a simpatia, nunca nutri especial simpatia por Hillary Clinton, - mas a minha preferência para ela como candidata a presidência americana. Ainda a mantenho, a preferência, embora ela me custe mais com cada aparição em campanha da senadora que tive o infortúnio de ver. A Senhora não só não parece simpática, mas também – a uma maneira muito americana – pouco genuína. Mas sei, e soube à partida, que a performance em campanha não tem muito a ver com o que é preciso para ser um(a) bom/boa presidente.
    A campanha é um jogo de representações, coreografado ao milímetro - o que explica a sensação de falsidade que tanto me incomoda. Mesmo assim há ainda, as vezes, a obrigação dos candidatos de improvisar, e então oportunidade para brilharetes não planeados e também para deslizes. O último deslize da Hillary, a referência do assassinato, parece permitir o golpe de misericórdia à candidata, que porém de misericórdia tem mesmo nada. Pelo contrário, é dos exemplos mais asquerosos e eloquentes da hipocrisia não só da campanha, mas da cultura política americana.
    Soube dele ontem pelo 5 Dias, e hoje o Daniel Oliveira passa, sem distanciamento, o correspondente comentário de Kenneth Olbermann. Se uma vez alguém mereceu o epiteto selfrighteous asshole, é esta personagem americana. O seu comentário alia o gosto de simplificar e a grandiloquência a um moralismo farisáico que se prende nas manifestações e insiste na recusa de qualquer olhar para além da superfície.
    Grave não é que existem tipos como Olbermann, grave é que há muitos que não se enojam e que apreciam a sua forma de comentar. Não só nos EUA. Ao que se vê, também aqui na Europa há (quem eu julgava com mais discernimento e decência) que não resiste de se servir dele, só porque lhe eventualmente convêm.

    P.S.: Alguém realmente acredita que Hillary Clinton deixou escapar a referência ao assassinato de Bobby Kennedy porque espera que algo semelhante aconteça a Obama? - Poupam-me!

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License