<$BlogRSDUrl$>




  • 9.5.08
    60 anos de Israel

    Como é que se assinala os 60 anos do Estado Israel? - Se fosse outra pessoa, tivesse o talento e a experiência, faria assim. Como não sou, fico-me com isto:

    Dou os parabéns, desejo felicidades. Depois de milénios de humilhação, discriminação e de perseguição, os judeus israelitas conseguiram um espaço próprio onde ninguém os pode humilhar, discriminar ou perseguir. Continuam, sim, sob a ameaça diária à sua existência, de fora, e às vidas dos seus cidadãos, também de dentro. Apesar disto foram capazes de desenvolver uma sociedade vital, culturalmente e economicamente rica, e com liberdades cívicas ainda hoje ímpares nesta região.

    Mas é desonesto assinalar este dia de justa festa dos judeus israelitas sem lembrar que ele é um dia de igualmente justo luto e revolta de outros. Dos palestinianos que nele vivem e dos que nele já não podem viver. Haverá quem não perdoa este mas, como Henryk M. Broder não perdoa a outros. Mas dizer isto não é tirar uma jota ao direito de existência do Estado Israel. A primeira razão de defender a existência de Israel não são as raízes históricas que remontam para os tempos bíblicos. É o simples facto de que hoje nele vivem os judeus israelitas. E que, no momento em que Israel acabasse, estes seriam novamente alvos de perseguição, de humilhação, seriam expulsos ou massacrados.

    Ninguém deve ser obrigado de deixar de viver onde nasceu, ou ser privado da sua propriedade, liberdade religiosa e de expressão, carreira profissional de acordo com as suas capacidades, intervenção política na comunidade de que é membro. Com uma palavra, de plena cidadania.

    Para defender a existência de Israel basta invocar este lugar comum. Mas este direito elementar aplica naturalmente a todos, aos palestinianos também. Repitamos: Ninguém deve ser obrigado de deixar de viver onde nasceu, ou ser privado da sua propriedade, liberdade religiosa e de expressão, carreira profissional de acordo com as suas capacidades, intervenção política na comunidade de que é membro. Com uma palavra, de plena cidadania.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License