<$BlogRSDUrl$>




  • 20.4.08
    O PSD está tramado

    Actualmente, ninguém tem razão de eleger o PSD, com excepção dos militantes e a clientela no pior sentido, aquela que espera os seus interesses correspondidos através da proximidade com o seu pessoal político. Mas mesmo depois de encontrado e eleito um líder credível, não haverá razão para mais ninguém de votar no PSD. Pois a sua política está já a ser executada e, diga-se o que disser, de forma competente pelo governo de Sócrates. Exactamente pelo que este tem feito e ainda está a fazer, os militantes lhe cantariam hoje loas, se fosse um dos seus. Não creio que as causas de esquerda, com que adorna o seu mandato, as leis do aborto e do divórcio (que eu ambos muito saúdo!) mudariam isto.
    O dano causado por Santana Lopes ao seu partido não só consiste no desbarato de credibilidade difícil de recuperar. Ele permitiu ao PS de Sócrates usurpar o espaço tradicional do PSD e instalar-se de forma tão sólida no centro, que nem à esquerda nem à direita sobra espaço suficiente para uma alternativa com perspectivas de poder. Só o desgaste real, com o tempo, alterará esta situação.
    Não quero desvalorizar a evidente falta de nível da direcção demissionária do PSD, nem a sua vacuidade programática, mas essa última resulta de facto da impossibilidade de construir uma alternativa no quadro das suas referências tradicionais. Também daí veio o curso errático da sua oposição, ora atacando pela direita, ora pela esquerda e, quando se aperceberam da sua impotência, o recurso aos golpes baixos.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License