<$BlogRSDUrl$>




  • 25.4.08

    Nos últimos dias tenho ouvido o "Grândola Vila Morena" umas 20 ou 30 vezes. O meu filho de oito anos veio da escola com o endereço Youtube da canção e esteve a tocá-la incessantemente para decorar a letra toda até ao dia 25.
    Ele está muito entusiasmado com o que aprendeu na aula. Que uns soldados muito bons fizeram revolução, porque o governo que era mau os obrigava a fazer guerra e prendia as pessoas que diziam o que pensavam. Houve um especialmente bom, que veio de Santarém com os seus homens em cima de tanques e prendeu o governo mau e não teve medo, porque os soldados que também estavam junto do governo eram amigos e não dispararam. As pessoas ficaram tão contentes que ofereceram cravos aos soldados e puseram-nos dentro das espingardas como se pode ver aqui na fotografia.

    Hoje de manhã toda a família teve de cantar a canção, sob a sua direcção, o que fizemos de bom grado, até o meu filho de 15 anos, embora que ache a música parva.

    Lembro-me que há uns anos cometi uma gaffe grave aqui na blogos, porque ironizei com a frase "o povo é quem mais ordena" - na altura, sem perceber de onde ela vinha. Achei-a - e ainda acho – na sua simplicidade de uma ingenuidade tocante. Escrevi algo como "Então diga lá, Sr. Povo: o que é que havemos de fazer?" Mas reconheço que há contextos - como na canção - em que ela faz todo o sentido. E faz para o meu filho.
    Mais tarde perceberá que as coisas são um pouco mais complicadas.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License