<$BlogRSDUrl$>




  • 3.4.08
    Coligação com gente anormal

    O Daniel Oliveira apresenta a aliança entre a SPD e "die Linke" ("A Esquerda" - fusão do SED dos ex-comunistas da RDA e uma facção de esquerda que se separou do SPD) no Estado Federal de Hessen, Alemanha, como exemplo de uma normalidade que cá – infelizmente, no seu entender - não é possível.

    A mim, o exemplo não me entusiasma de forma alguma. Admito que o SPD e "die Linke" possam ter acordado um programa para a legislatura que não põe em causa os alicerces da democracia, e mais, que até podia subscrever. Mas o que me repugna nisto, é mesmo a normalidade que se estabelece com esta coligação. Um partido em que muitos membros e dirigentes ainda defendem, umas vezes abertamente, outras e mais vezes às escondidas, a bondade do Stasi e do Muro de Berlim não merece confiança e não merece, antes de mais, ser tido como "normal".
    Ontem uma deputada do "die Linke" do parlamento do Estado de Hamburgo defendeu a República Popular de China - noto sempre a insistência na denominação oficial, ao exemplo da insistência na denominação oficial da tão democrática República Democrática da Alemanha no seu tempo - contra os críticos da intervenção no Tibete e comparou o Dalai Lama ao Ayatollah Chomeini.
    A essa gente não se pode ajudar a parecer respeitável.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License