<$BlogRSDUrl$>




  • 8.12.07
    Cimeira estranha

    «A sensação que tenho desta cimeira entre chefes europeus e chefes africanos é que, de África, vieram não os descendentes dos escravos libertos mas dos chefes tribais que os vendiam aos negreiros europeus. E que os representantes políticos dos povos europeus são gente de negócio a representar, com nojo contido, uma espécie de política de hipocrisia condescendente baseada no racismo altruísta. Enquanto África não veio a Lisboa, continua lá, em África.»

    (João Tunes)

    Concordo. No entanto, estou de acordo que se faça a cimeira. A tristeza é que não há alternativas àquela do que falar com quem manda. Com quem se falaria, senão com eles? O João sabe como ténue em quase todos estes países é a "sociedade civil", como escassas as pessoas com preparação para serem alternativa àquelas que mandam, e também como estas, se chegarem ao poder, muitas vezes não se portariam diferente do que as que hoje mandam.

    E não há alternativa ao falar com eles de negócios: sem este assunto, como ganhar a sua atenção, a disponibilidade de dialogar? (Só uma ameaça militar poderia suscitar um "interesse" equivalente...) Não estou nada confiante que os negócios que depois se farão à pala desta cimeira, sejam éticos. Até nãda me leva a supor que sejam. Há tantos que já se fazem que não o são...
    Mas vamos então ver os resultados que a cimeira dará. Vamos criticá-la onde e como for preciso. E acho bem que se aproveite a cimeira para dar visibilidade ao péssimo tratamento dos direitos humanos em quase toda a África, e exercer a pressão possível.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License