<$BlogRSDUrl$>




  • 1.6.07
    Contra as touradas

    Nunca vi uma tourada, senão na televisão. As que vi aí não me faziam impressão para aí além.
    Há todavia um assunto que me deixa perplexo, que é a proibição de matar o touro na arena. - Serão esses os famosos brandos costumes dos Portugueses? Devo presumir então que, depois da tourada, o animal exausto, debilitado e encharcado do próprio sange, é acolhido por uma equipa médica veterinária, que lhe administra analgesicos, lhe desinfecta e bandageia as feridas, e depois o envia de volta para a sua herdade, os seus pastos verdes e onde lhe espera uma ainda longa vida de procriação? Ou será que depois de reestabelecido a saúde e as forças, ele volta para outra tourada, outra luta desigual, mas desta vez com hipóteses um pouco melhoradas, porque mais experiente? - Honestamente, estrangeiro que sou, pergunto porque não sei.

    Mas admito que essa não é a questão central. Cresci numa cultura em que não há tradição de touradas ou coisa que se assemelha. Aí, o debate da protecção dos animais passa por outros exemplos: As condições de vida nos centros de criação de gado, a taxa de mortalidade dos suinos devido ao stress, as condições na industria de produção de frango onde se cunhou o termo sugestivo e bastante apropriado de "Hühner-KZ" (Campo de Concentração de frangos), e, naturalmente, o sofrimento dos animais que servem como cobaias para experiências medicinais, na indústria farmaceutica e na indústria cosmética.

    Não tinha, até há pouco tempo, dedicado muito pensamento a essa questão, e foi a recente debate sobre o aborto que me levou de clarificar as minhas ideias sobre o assunto. Apercebi-me que a protecção contra o sofrimento não deve depender duma classificação abstracta, em última instância sempre arbitrária, mas antes ser universal. A arbitrariedade das nossas classificações levou-me a fazer um post que dizia: «A superioridade categórica da raça branca espécie humana sobre as outras é evidente e não necessita de argumentos.»
    Como escrevi então, essa superioridade para mim não é nada evidente. Tem que ser demonstrada. E quanto ao sofrimento: Se há sujeito que possa sofrer, seja ele animal, humano ou máquina, ele merece a minha solidariedade e protecção contra a dor.
    Não decorre dai necessariamente veganismo, nem o fim de experiências medicinais, embora que aquelas para fins cosméticos já acho difíceis de justificar. A questão passa por uma ponderação dos valores em ambos os lados. Benefícos medicinais para pessoas, seres conscientes, por um lado, contra o sofrimento de animais de consciência limitada ou inexistente, por outro. Aqui se pode fazer uma escolha eticamente fundamentada.

    Já no caso das touradas tenho muita dificuldade de reconhecer à tradição e aos benefícios que as touradas trazem aos aficionados, valor suficiente para predominar contra o fim do sofrimento gratuito dos touros.

    Assim, sem grandes emoções, mais por um sentimento de dever de coerência intelectual, não posso deixar de apoiar esta campanha.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License