<$BlogRSDUrl$>




  • 4.6.07
    Cidade Proibida

    Também li entretanto "Cidade Proibida".
    Se não vivesse em Portugal o tempo suficiente para poder ter feito as minhas próprias observações, este livro ter-me-ia servido muito bem para compreender a sociedade de classes que ainda caracteriza este país. Na Alemanha também há cidades proibidas. A diferença é que fora delas o mundo é tão grande, o leque de oportunidades tão vasto, que alguém que não lhes pertence ou alguém diferente - aqui pouco importa distinguir entre identidade sexual ou social - pode viver e fazer quase tudo sem uma vez esbarrar nas suas portas.

    Apesar de 30 anos de democracia plural, a identidade de classe e o poder dos seus códigos ainda é forte em Portugal. Essa constatação não é exclusiva para a alta burguesia; isso é a razão porque me pude tão bem identificar com a personagem do Inglês que veio viver no país do namorado. Num ambiente muito diferente, no meu caso pequeno burguês e suburbano, fiz uma experiência de alienação semelhante. Apesar de recebido com genuíno carinho, simpatia e hospitalidade, também fiquei sempre um estranho.
    Se bem que entretanto cheguei a concluir que a condição de exilado não depende da geografia, mas é um preço a pagar pela independência, seja onde for.

    Gostei então do livro, apesar de me ter confrontado, logo no início, com uma lista extensa de personagens e das suas relações familiares e sociais. Mas não tive mais de recorrer à lista para a sua compreensão. Que ela existe, é porém significativo: Cidade Proibida é um romance social. Que o possa ser, em pouco mais de cento e trinta páginas, deve-se à sua linguagem lacónica e precisa. À nenhuma personagem é dada muito espaço para o seu desenvolvimento. E se há simpatia por elas da parte do autor, ela está bem escondida e refreada por um olhar tudo menos sentimental. Em compensação o livro é rico em esboços certeiros, que fornecem alimento à imaginação, e oportunidades para sorrisos cúmplices de reconhecimento.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License