<$BlogRSDUrl$>




  • 16.4.07
    Porajmos

    Sabe o que essa palavra significa? - Não? - É o nome que os ciganos deram ao que lhes aconteceu na Alemanha nazi. Ou seja, é a sua palavra para o Holocausto.


    Famílias Roma à chegada no campo de extermínio Belzec

    Para além dos ca. de 6 milhões de judeus, foram assassinados entre 200.000 e 800.000 Sinti, Roma e Jenischen, povos ciganos, o que significa o seu quase extermínio: nos territórios sob o poder nazi, a taxa de sobrevivência era inferior a 25%. Não se sabe o número dos mortos com maior exactidão, porque, ao contrário dos judeus, não dispunham de registos da sua população para permitir uma estimativa rigorosa. Faltou-lhes - e ainda hoje falta-lhes - também um lobby poderoso para insistir no seu inegável direito a que lhes seja reconhecido, à semelhança dos judeus, serem vítimas deste crime incomparável. Só pouco a pouco, na Alemanha, isto acontece, mas duvido que uma vez chegarão ao ponto equiparável aos judeus.
    O extermínio dos ciganos, na prática em tudo igual - os mesmos campos, as mesmas câmaras de gás, a mesma desumanidade contra homens, mulheres e crianças, o mesmo objectivo último dos seus assassinos, o seu extermínio total, obviamente não diminui o que foi feito aos judeus. Por isso não compreendo, e não tenho paciência para discussões mesquinhas, que infelizmente existem, sobre se o Porajmos é ou não é equiparável ao Holocausto. É.

    No dia de recordar o Holocausto (que era ontem), pareceu-me bem colocar - desta vez - o reâlce nas outras vítimas, nos ciganos, sem esquecer os homossexuais, os Testemunhas de Jeová, e os comunistas.


    Sobre o Porajmos:
    Porajmos (Wikipedia); Historical Amnesia: The Romani Holocaust; A brief romani chronology of the Holocaust; Sobre a palavra Porajmos; Jewish responses to the Porajmos

    Etiquetas:

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License