<$BlogRSDUrl$>




  • 7.3.07
    Auto-defesa

    Estou aqui num exilio forçado, no quarto do meu filho mais velho, ainda ouvindo, pela porta entreaberta, o som das celebrações dos 50 anos da RTP.
    Mesmo com esforço, não consigo ultrapassar a repulsa que este tipo de espectáculo me causa. É verdade, alguns dos recortes dos programas históricos têm interesse, até graça, algumas (muitas) das declarações de afecto de velhos colaboradores serão genuinamente sentidas, pelo menos no momento. Mas isso não chega para compensar a hipocrisia dos auto-elogios estudados, a insuportável auto-bajulação colectiva.
    Mesmo artistas que respeito dão se a isso. Se calhar por obrigação: não se podem permitir ficar de fora. Ou talvez (já) não sentem a falsidade, por estarem tão habituados. Mas eu sinto-a, sinto a necessidade urgente de subtrair-me desta influência nociva: espiritualmente nociva. Nestas ocasiões lembro-me da minha espiritualidade. Pela negativa: quando ela é agredida.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License