<$BlogRSDUrl$>




  • 20.3.07
    A alucinação do António

    Ora, aqui podem ler um perfeito disparate! Só porque o Independent reviu a sua posição sobre a liberalização do Canabis, o António Costa Amaral quer fazer-nos crer quem é fundamentalmente responsável pela criminalização das drogas é a esquerda, e mais precisamente os antigos “hippies”, que viraram “fascistas”.

    Eu não sei se e, se for o caso, com quem o AA costuma(va) fumar, mas posso-lhe assegurar que quem fuma(va) e fez/faz bandeira da liberalização das drogas, não tinha/tem qualquer ideia socializante em mente, mas a liberdade, e a inspiração da cultura hippie não era marxista mas, se era de esquerda, dum "comunismo" romântico e libertário, cuja matriz era claramente anárquica. (E que por isso sempre foi desprezada e combatida pelos comunistas a sério!)

    Entretanto, é verdade, os hippies envelheceram e aburguesaram. Excepto uns poucos excêntricos, os que sempre há, e que se concentram no meio das artes, e aqueles que ficaram pelo caminho porque as drogas afinal foram mais fortes que eles, os restantes instalaram-se na sociedade, são hoje "esquerda caviar" (poucos) ou pacatos eleitores do PS ou do PSD, e não confiam nos seus filhos o suficiente para querer expô-los aos riscos que eles, quando jovem, acharam o seu mais natural direito correr. Com esquerda/direita isso tem pouco ou nada a ver.

    Execepto uma coisa, claro: O facto político indesmentível que as políticas da repressão contra o consumo de drogas, como aliás as políticas de repressão em geral, nas democracias ocidentais sempre foram e ainda são promovidas pela direita. E isto tem uma razão: Porque a direita, ao contrário do que o António nos quer fazer crer e, até acredito, ao contrário do que gostava, nunca teve a liberdade em grande conta.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License