<$BlogRSDUrl$>




  • 1.3.06
    Che

    Muito bem, tirem-lá o homem do seu pedestal. Ignorava no entanto que este pedestal ainda existia, fora da Quinta da Atalaia.

    Já me tinham dito, mais do que uma vez, que terá sido um tipo desagradável, que não só cheirava mal como matava quem entendeu por bem matar, e achei plausível que foi. Não me dei ao trabalho de investigar as fontes, de recolher informação sobre a sua credibilidade para poder formar um juizo definitivo sobre isto. Mas não é preciso de empenhar-se agora a convencer-me que ele foi mesmo. Nunca acreditei neste santo, como não acredito em outros santos guerreiros.

    Sempre olhei quem vestia T-Shirts com o seu retrato ou a famosa boina com estrela, com condescendência. Como só posso olhar quem ostenta voluntariosamente o seu abandono do pensamento próprio, quem se orgulha do seu espírito gregário. Para evitar malentendidos: não é um sentimento diferente com que olho quem veste T-Shirts com o retrato de Churchill ou de João Paulo II, ou até de Mahatma Gandhi.

    Irrita-me porém a hipocrisia dos que se indignam moralmente com Che Guevara, mas não têm pejo em glorificar outras figuras históricas, como Churchill, por exemplo, que tal como este não hesitaram de massacrar inocentes em nome duma causa superior. Recomendo ler o que o Manuel Resende tem a dizer sobre isto!

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License