<$BlogRSDUrl$>




  • 4.2.06
    Oh Holanda, em que te transformaste?

    Cresci a poucos kilómetros da fronteira holandesa, que atravessei com muita frequência enquanto lá vivi, não só porque lá se podia fumar impunemente o que não se podia fumar noutros lados, mas também e antes de mais pela maior liberdade que alí reinava, pela invejável cultura de viver e deixar viver, de que isso só era um exemplo.

    Hoje leio que a ministra holandesa de Estrangeiros e Integração propôs um "código de conduta" que proíbe que se fala línguas estrangueiras em público. Na prática isso significaria que por exemplo os meus pais e irmãos, ao par de centenas de milhares de alemães que diáriamente visitam a Holanda, têm de deixar de fazê-lo ou calar-se. Os comerciantes das cidades fronteiras Maastricht, Venlo e Arnhem, dos centros de Amsterdão, Delft, Utrecht, de todas as outras cidades lindissimas deste país encantador, irão ressentir-se da quebra de negócio, a não falar das praias do Mar de Norte, que ficarão desertos no próximo verão. Pois nós os alemães, com poucas excepções, não falamos holandês, e suspeito que antes passaremos a escolher outro destino para fazer compras e férias do que aprender esta língua.

    Mas admito que talvez fiz uma interopretação injusta e deliberadamente excessiva das intenções da ministra, pois ela já reconheceu, segundo o Expresso, onde li esta história, que se pode continuar a falar qualquer idioma na rua, "desde que não causa sentimentos de insegurança". Ou seja, basta pedir autorização aos holandeses que me possam ouvir, antes de me dirigir ao meu sobrinho de seis anos em alemão, e eles provavelmente ma concedem, mais ainda porque não pretenderei falar turco ou árabe.

    P.S.:
    Se uma semelhante lei fosse posta na prática em Portugal, teria razões bastantes para abandonar, depois de onze anos, o vosso belo país. Pois mantenho a intenção chauvinista de assegurar que os meus filhos, apesar de cá viverem possivelmente para sempre, um domínio tão bom quanto possível da sua língua paterna. Para que quero falar alemão com eles, também em público.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License