<$BlogRSDUrl$>




  • 2.12.05
    Os portugueses da diáspora

    O melhor que aproveitei da blogosfera nos últimos meses é o debate sério e de alto nível ao que dois conservadores liberais, o Tiago Mendes e o João Galamba, obrigaram o establishment do neoliberalismo da blogosfera lusa.

    Argumentando a partir das mesmas fontes e provenientes do mesmo quadrante político, desmontaram preconceitos ideológicos e falácias argumentativas (se fosse eu a denominá-las, estaria tentado de chamá-los "dispositivos demagógicos"), e obrigaram as porta-vozes da escola austríaca a argumentar com mais precisão e elevação. O que aconteceu, por exemplo aqui e aqui.
    Não têm dificuldade em expôr o caracter quasi-religioso do pensamento de muitos adeptos desta escola, como o neste exemplo, e quando o raciocínio os léva para aí, também não lhes custa identificar-se com posições de outras pessoas (como o Carlos Manuel Castro ou eu), sem antes ter-se assegurado de que estas não fossem provenientes de outros quadrantes políticos. Pois como não estão a defender uma doutrina, mas procuram pensar com o resultado aberto, não temem a acusação do "desvio ideológico".

    Os dois bloggers têm feito mais para o crédito que a direita liberal tem hoje comigo do que dois anos de Blasfémias, Insurgente e Acidental juntos.

    Vou aproveitar as férias do Natal para suprir algumas lacunas de leitura que tenho nesta área.

    Rectificação:
    O João Galamba informou-me que não se considera conservador. Não diminuindo isso o apreço pelos seus post recentes, não devo então transferí-lo para a "direita liberal". As minhas desculpas ao João e aos enganados!
    P.P.S:
    Tanmbém o Tiago Mendes informa que não se revê na descrição conservador liberal. Depois avança uma auto-rotulação engraçadissima, mas proibiu-me expressamente de retirá-la do contexto. Por isso, têm que ir aos comentários para lê-la.
    Prometo ser, no futuro, mais cauteloso com a rotulagem. (Apesar de o post mesmo assim ter já valido a pena, pelos comentários, que provocou, também do AAA.)

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License