<$BlogRSDUrl$>




  • 15.12.05

    A excelente série de imagens do S. Sebastião da Carla lembrou-me Tilman Riemenschneider, o maior escultor alemão da sua época. Contemporâneo de Lutero, Erasmo, Cranach e Dürer, ele era onze anos mais velho do que o último, e a sua arte ainda pertence inquestionavelmente ao Gótico, mas nem por isso é menor.
    Cidadão respeitadissimo, foi presidente de câmara de Würzburg em 1520-1521, e colocou-se em 1525 ao lado dos camponeses na sua revolta contra a servidão, essa famingerada e amaldiçoada revolta, que se inspirou na denúncia da corrupção por Lutero, que no entanto a condenou, e assim assegurou a protecção dos príncipes para o seu movimento, que em caso contrário, quem sabe, talvez não teria sobrevivido. De qualquer forma, a revolta falhou e os senhores reestabeleceram a ordem com uma crueldade que até superou o muito que era uso nestes tempos.
    Assim, Riemenschneider chegou a experienciar no próprio corpo o sofrimento que tantas vezes tinha retratado na figura de Cristo e de outros mártires. Entre outro, quebraram-lhe todos os dedos, e incapacitaram-no para o resto da sua vida de exercer a sua arte. Felizmente, aos 65 anos, já nos tinha deixado uma vasta obra.

    P.S.:
    Como o Quase em Português é uma casa particular, tenho o prazer de poder prometer à Zazie, que vou postar, nos próximos tempos, alguns dos seus crucifixos.
    ;)

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License