<$BlogRSDUrl$>




  • 12.11.05
    Porquê sou um liberal de esquerda
    Nota autobiográfica I

    O meu avô paterno era mestre carpinteiro, que tinha uma oficina própria de que ainda me lembro: das ocasiões em que ele – já semi-reformado - me levou consigo, para fabricarmos barcos e carrinhos de brincar. Lembro-me do barracão de tábuas grossas, das ferramentas antiquadas, da luz filtrada pelo pó de serradura e do fumo do seu inevitável cachimbo, cujo cheiro a tabaco barato nunca esquecerei.

    A minha avó, que na juventude estava "em serviço" como empregada domêstica interna, e tinha conseguido casar com um mestre artesão, nunca-lhe perdoou que a ascensão social, que ela ansiava e que achava devida ao estatuto profissional do seu marido, nunca se concretizou: A falta de espírito empresarial do meu avô fez com que o homem com a fama de fazer as melhores escadas da cidade nunca ganhava dinheiro que chegava, que a insegurança do dia de amanhã nunca se ultrapassou e que nos tempos mais difíceis, depois da guerra, a família com cinco filhos passava fome.

    Com catorze anos, no fim do nono ano e acabada a escolaridade obrigatória, tiraram o meu pai da escola, para contribuir com trabalho para o orçamento familiar.
    E a uma comissão de professores do liceu do meu pai, que veio a casa para oferecer uma bolsa para que o melhor aluno da turma possa continuar a estudar, a minha avó respondeu que não aceitava esmolas, e que tinha educado os seus filhos não para ser líderes, mas bons subordinados.

    Etiquetas: ,

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License