<$BlogRSDUrl$>




  • 14.10.05
    "Tu és a Alemanha"

    Há dias, o Pontos de Vista noticiou, para o meu embaraço, que há uma campanha publicitária na Alemanha, que se destina a levantar a auto-estima dos meus compatriotas. (Pago em grande parte por empresas privadas!)

    Comentei que esperava que ela aqui passasse despercebida, mas não tive sorte. A Helena até dispôs-se a traduzir alguns dos seus slogans (aqui):

    "Uma borboleta pode provocar um ciclone.
    O movimento de ar provocado pelo bater das suas asas pode derrubar árvores a alguns quilómetros de distância. Do mesmo modo que uma aragem pode provocar uma tempestade, também a tua acção pode ter resultados.
    Irrealista, dizes tu?
    Porque é que incitas a tua equipa no estádio, se a tua voz é tão insignificante?
    Porque é que agitas bandeiras quando o Schumacher dá as suas voltas?
    Tu sabes a resposta: porque da tua bandeira se fazem muitas bandeiras, e da tua voz se faz um coro. Tu és uma parte de tudo, e tudo é uma parte de ti.

    Tu és a Alemanha.

    A tua vontade é estimulante. Faz com que o teu avançado preferido e o Schumi sejam mais rápidos. Não interessa onde trabalhas. Não interessa o teu posto. Tu aguentas a empresa. Tu és a empresa.

    Tu és a Alemanha.

    O nosso tempo não é fácil. Ninguém afirma isso. Pode ser que estejas perante uma porta fechada, ou encostado à parede. Mas nós já conseguimos derrubar um muro. Na Alemanha há mãos em número suficiente para se unirem e se deitarem à obra. Somos 82 milhões. Sujemos as mãos. Tu és a mão. Tu és 82 milhões.

    Tu és a Alemanha.

    Então: que tal se te começasses a incitar a ti próprio? Carrega no acelerador, e não apenas quando vais na auto-estrada. Tira o pé do travão. Não há limites de velocidade na via alemã. Não perguntes o que é que os outros podem fazer por ti. Tu és os outros.

    Tu és a Alemanha.

    Trata o teu país como um bom amigo. Não reclames sobre ele, ajuda-o. Dá o teu melhor rendimento. E uma vez chegado aí, supera-te a ti próprio. Abana as tuas asas e derruba árvores. Tu és a asa, tu és a árvore.

    Tu és a Alemanha."

    Isto é o texto do spot de 2 minutos na TV. Nos jornais há uma série de anúncios, do género:
    - tu és Johann Wolfgang von Goethe (convida as pessoas a tentar publicar os seus livros)
    - tu és Ludwig van Beethoven (convida o grupo de música a sair da cave e tentar fazer um disco)
    - etc.


    A Helena e o CA surpreende o meu embaraço. Porque é que tenho-o?

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License