<$BlogRSDUrl$>




  • 2.10.05
    Mozart explica como o faz

    Por exemplo em viagens de carroça, ou depois duma boa refeição, num passeio ou a noite, quando não consigo dormir, aparecem-me as ideias como em corrente e da melhor forma. As que me então agradam, mantenho na cabeça e talvez também trauteio as para mim, assim pelo menos outros me disseram. Guardo isto, e em breve junta-se um ao outro, que se pode aproveitar um bocado, para fazer um pastel, de acordo com o contraponto, com o som dos diversos instrumentos etc. Isto aquece a minha alma, se não for interrompido; aí isto cresce e cresce, estendo-o cada vez mais vasto e claro, e a coisa fica quase completada na cabeça, mesmo se for comprida, de forma que depois o vejo na minha mente como se fosse um belo quadro ou uma pessoa bonita, e nem sequer oiço na minha mente uma coisa a seguir a oitra, como tem de sair depois, mas tudo junto ao mesmo tempo. Isto é um festim! Tudo, o encontrar e o fazer realiza-se em mim como num sonho belo e forte. Mas ouvi-lo tudo em conjunto, isto é o melhor.

    (Wolfgang Amadeus Mozart)

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License