<$BlogRSDUrl$>




  • 4.10.05
    Engenheiros e desenhadores são péssimos arquitectos

    ... tão maus, que devemos impedir-lhes que façam arquitectura!

    Ontem foi o dia mundial da arquitectura. Não escrevi nada sobre a efemeridade, nem sobre o famingerado Dec.-Lei 73/73, que autoriza desenhadores e engenheiros de vária ordem de assinar projectos de arquitectura. Mas depois de ler o Complexidade e Contradição e o Mão invisível, dou aqui a minha achada:
    O Manuel Pinheiro da Mão Invisível argumenta:
    "O problema é simples: Há um conjunto de engenheiros, desenhadores, etc., que são capazes de produzir projectos com a legalidade e qualidade suficiente para serem aprovados pelos mesmíssimos arquitectos das autarquias e estruturas consultivas que subscrevem o manifesto da OA onde alegam o contrário dos seus pareceres: que apenas os arquitectos são capazes de produzir arquitectura."

    Digo com o Lourenço que isto é a mais pura verdade.
    Só que "a legalidade e qualidade suficiente para serem aprovados" não chega, não chega nem de longe para que haja arquitectura. Basta olhar a nossa volta para ver que não chega!
    Uma das mentalidades que mais me irritam em Portugal, exprime-se na frase: "Já chega para receber o dinheiro..."

    Não digo que a qualidade execrável, que a vasta maioria dos projectos urbanísiticos e arquitectónicos têm em Portugal, é só culpa do Dec.-Lei 73/73, é também culpa de arquitectos e provavelmente mais ainda devido aos autarcas - vale a pena dar uma vista de olhos! - e a quem os elege.

    Um bom ambiente urbano e arquitectónico não é um produto como qualquer um. Tão pouco como a saúde ou a justiça. Para produzi-lo é preciso cultura, ética e formação sólida.
    O que é o que falta.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License