<$BlogRSDUrl$>




  • 19.9.05
    Porquê não fazer o que for possível já?

    Afinal, por quê é que o resultado das eleições alemãs tem de ser considerado desastroso? Uma grande maioria dos partidos que foram eleitos para o parlamento querem fazer reformas sérias. Umas mais e outras menos, mas sempre seria possível fazer muito que faltou fazer até hoje!

    As eleições mostram que a maioria não quer reformas mais abrangentes do que as da Agenda 2010, antes pelo contrário. Mas Schröder, que hoje têm o SPD no bolso, e a CDU/CSU sabem que estas são necessárias e que teriam, em caso duma coligação, a oportunidade única de concretizá-las. Talvez à custa de votos em futuras eleições, mas eu levava-lhes, a ambos, a mal, se isso os impediria de fazê-las.

    P.S.:
    Estas eleições são um caso em que se vê que, para bem e para o mal, a personalidade dos protagonistas políticos conta imenso. O programa da "grande coligação"* não será muito diferente, seja ela liderada pela CDU/CSU ou pela SPD, mas hoje até eleitores da CDU/CSU são capaz de concordar em que a liderança de Schröder seria mais consistente e dinámica do que a de Merkel.

    *(O termo "Grosse Koalition", a coligação SPD-CDU/CSU não pode ser chamado "bloco central". Os liberais, que ficariam de fora, não ficam na margem do espectro político, nem os Verdes...)

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License