<$BlogRSDUrl$>




  • 17.9.05
    As ilhas felizes...

    Uma excelente discussão no Prozacland, sobre canibalismo, violência e o progresso civilizacional. Reproduzo aqui um comentário meu:

    Há bastantes anos, pouco depois da independêcia (mais precisamente do fim do regime do Ian Smith) no Zimbabwe, um tio meu voltou de lá, depois de uma visita de negócios. Na vizina Africa do Sul ainda reinava o "apartheid" e, no Zimbabwe, os piores delírios de Mugabe ainda estavam para vir, muitos anos depois.
    O meu tio, um homem bom, temente de deus, conservador mas democrata, relatou com indignação como tudo se ia abaixo, desde que os negros tinham assumido o poder na "Rhodesia" como ele o ainda chamava. Um país com recursos e potencial caminhava para a ruina. A conclusão que tirou era evidente: O fim da variante rhodesiana do "apartheid" foi um desastre para todos e os negros teriam feito bem em ter continuado submissos sob o poder dos seus senhores brancos.

    Indignado, perguntei-lhe se ele achava que os japoneses deviam tomar o comando na Alemanha, na sua empresa, uma vez que se revelaram melhores gestores do que nós...
    Para isso o tio não tinha resposta, excepto dum frouxo "isso é outra coisa"...

    Mas agora pergunto eu: Onde estaria a civilização humana, se não tivesse existido o imperialismo (babilónio, chinês, romano, por exemplo), o poder que garantiu ócio e tempo para uma minoria de privilegiados poderem criar os avanços culturais, e uma política expansionista que tratou da sua distribuição pelas províncias e colónias?

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License