<$BlogRSDUrl$>




  • 26.7.05
    Mais um especialista

    O projecto mais complicado e menos rentável para um arquitecto ambicioso, é o da moradia unifamiliar, mesmo quando o pior não acontece, isto é, de o cliente ser amigo ou familiar.

    Na moradia o dono da obra é amador mas muito empenhado, acabou por meter-se num empreendimento único e de extrema importância para ele, não só em termos económicos, como em termos emocionais. Assim, tende a achar normal que isso assim seja para todos os outros envolvidos, e como não tem experiência e se sente inseguro, quer que lhe explicam tudo, está susceptível a mudanças de ideias fora do tempo, pois costuma ser alvo de inúmeras tentativas de influência, tanto bem-intencionadas como interesseiras, de parte de amigos, familiares, construtores, vizinhos, e vendedores da mais variada gama de produtos e serviços ligados a construção civil. Agrava-se ainda o caso pelo facto de que frequentemente não é uma mas várias pessoas, com ideias e opiniões divergentes, cuja respectiva autoridade e poder de decisão sobre a obra não são claros.

    (Por essas razões, o meu antigo patrão na Alemanha oferecia clientes deste tipo aos seus jovens colaboradores, projecto, contrato e autoria incluída, como oportunidade para primeira obra, e estes, inicialmente imensamente gratos, só mais tarde percebiam o senão no presente “generoso”.)

    O problema acima referido é comum aos arquitectos alemães e portugueses, tendo os últimos, porém, ainda de lidar com uma burocracia incomparavelmente mais lenta e pesada.
    Mas os meus colegas alemães contaram-me que estão, desde há algum tempo, sujeitos a um problema, que os portugueses ainda desconhecem e que equilibra a balança.

    Lá, começou a ser comum, que o arquitecto, no esforço de satisfazer todas as pretensões sensatas e insensatas do dono de obra e de dar resposta a todas as outras exigências, económicas, técnicas e burocráticas, e ainda de tentar salvaguardar alguma coerência arquitectónica, - lhe aparece, pela mão do cliente, um novo (e bem pago) interveniente que volta a virar o projecto ao avesso: O consultor Feng-Shui.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License