<$BlogRSDUrl$>




  • 12.6.05
    Carcavelos

    Muito certeiro o post do JPP.
    E embora reconhecendo a necessidade de procurar soluções políticas, sociais, não tenho dúvidas que isso é, antes de mais, não só, mas antes de mais, um caso de polícia.
    Se realmente foram centenas de assaltantes na praia de Carcavelos, como consta, a polícia fez muita má figura. É simplesmente inadmissível num país civilizado que se podem reunir algumas centenas de pessoas para cometer um crime, sem que haja uma reacção atempada e adequada das forças de segurança. Já é inadmissível que se chegam só a reunir centenas de pessoas para cometer um crime. A eventual repressão dum acontecimento desses deveria ser tão óbvia e credível que este não aconteceria pelo simples efeito dissuasor.
    Causas sociais, políticas? Problemas de exclusão? Imigrantes não assimilados? - Seguramente. É preciso encará-las, procurar soluções e implementá-las. Mas não tenhamos ilusões. Não geraremos, num futuro previsível, se alguma vez, uma coesão social e uma partilha de valores, uma cidadania partilhada pelos habitantes deste país de maneira que podemos depender dela e prescindir do efeito dissuasor e da acção, se necessário, dum law-inforcement eficaz.

    Adenda:
    Acabei de melhorar a ortografia do post. Raras vezes senti tanta vergonha ao ser citado, como neste caso. É verdade, escondo-me por trás do "quase" no título do blogue. Mas há dias em que este não tem tamanho para tapar a vergonha. Como aqui. Peço desculpa pela mistura de ignorância (moderada), dislexia (alguma) e desleixo (muito)!

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License