<$BlogRSDUrl$>




  • 16.6.05
    Aproximação voluntária ao pensamento oficial

    Pacheco Pereira contou ontem na Quadratura do Círculo, que o Cunhal se empenhara muito para convencer o soviéticos para não invadir a Checoslováquia. Mas à partir do momento em que a invadiram, foi dos mais empenhados na defesa e justificação da invasão.

    Confiando na generosidade do meu amigo Timshel permito-me aqui admitir que ao ouvir essa história lembrei-me dele. Lembrei-me do seu empenho não ocasional, mas intencional, se não sistemático, em descobrir pontos de convergência com o pensamento do novo Papa Bento XVI.* Do qual, sei muito bem, discordou e ainda discorda, como creio, em muitos assuntos. Mas noto um movimento intelectual de - aproximação voluntária seria provavelmente mais justo do que dizer submissão, embora este último termo merece menção, pelo menos como aviso - para o qual não encontro nenhum motivo residente na ordem das ideias, mas no mero facto que este pensamento agora representa o poder da organização ao que eles - o Timshel e o Papa - pertencem.

    Digo desde já que os casos de Cunhal/PCUS e do Timshel/BentoXVI não são inteiramente comparáveis, mas a comparação ocorreu-me, e não completamente à despropósito, penso eu.
    Eis um bom exemplo, mesmo admitindo o exagero na comparação, para explicar a minha incapacidade de participar activamente num movimento ideológico seja qual for, partido ou igreja. Não quero colocar-me numa situação em que ficaria sujeito a um semelhante impulso, que sei ser, não negando diferenças graduais, inevitável e natural. Também não posso advogar que movimentos ideológicos, pelo menos partidos políticos, são desnecessários. Muito pelo contrário. Mas eu não caibo neles. Por arrogância ou falta de civismo, egocentrismo ou falta de confiança na minha independência intelectual. Ou por coerência. Não sei.

    * Nas Terras da Alegria das últimas semanas.


    P.S.:
    Estou consciente de que este post se baseia num processo de intenção, e peço antecipadamente desculpas ao Timshel no caso de ele me assegurar que não existe, da sua parte, nenhuma vontade de aproximação ao pensamento do Papa.

    Etiquetas: ,

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License