<$BlogRSDUrl$>




  • 16.5.05
    O consulado de Estaline

    foi "a mais brilhante conquista da história da humanidade". Fico a saber pelo Mar Salgado que isto pôde ler-se no editorial do Avante. O que dizer disto? Que me dou ao luxo de ignorar o que lá se escreve, porque sei que o diálogo com quem diz coisas dessas é tão infrutífero como o diálogo com neo-nazis? Que me sinto menos incomodado por uma afirmação dessas do que por uma dos nazis só por uma razão: que, ao contrário dos neo-nazis, esta gente está a ficar cada vez menos, felizmente?
    Talvez não chega como razão. Não me agrada muito, mas talvez terei de invocar a estafada razão de eu ser alemão, e daí reclamar uma vocação para preocupar-me com a locura mais intrínsecamente relacionada com o meu país.
    Não leio o Avante. O que me poupa de ter que ler lixo absoluto como este. E sempre intrigou-me como o PC pode ter, num país livre, 6%, 7%, ou até 10% de votos. Enfim, haverá explicações históricas, sociológicas.

    Fica o facto: Não tenho pachorra de confrontar-me com essa locura.

    Agora, caro FNV, essa da Jane Fonda não percebi. Ou seja, não quero perceber: Não queria porventura imputar ao movimento anti-Guerra-do-Vietname uma responsabilidade pelos crimes de Pol Pot? Ou queria?

    Pois essa seria uma afirmação capaz de concorrer em qualidade - de rigor histórico e de honestidade intelectual - com a do tal editorialista...

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License