<$BlogRSDUrl$>




  • 23.5.05
    A derrota do SPD nas eleições regionais na Alemanha

    Só posso salutar que um partido, que governava ininterruptamente, desde 1966, no Estado Renânia do Norte - Vestfália, foi finalmente afastado do poder. Mesmo não tendo grandes simpatias pelos que o vão substituir.

    O SPD aproveita a ocasião para propor eleições antecipadas. Que dificilmente irá ganhar. Uma "fuga" à Guterres? Nunca percebi essa teoria da "fuga". Querem que um governante que se descobre esgotato se agarre ao posto? Aparentemente Schröder reconhece que o que fez "wasn't good enough". Embora consta que será de novo o candidato nas eleições federais. (Uma diferença para Guterres.)
    O Governo Schröder tentou e conseguiu, contra a oposição dum grande sector do seu partido e dos sindicatos, impôr reformas estruturais que seriam de esperar dum partido conservador. Será que decidiu poupar um ano ao país e passar deliberadamente a pasta ao CDU?
    O que incomoda é que os dois protagonistas da oposição não me deixam feliz: Não conheço da presidente do CDU, Angela Merkel, uma única ideia política própria. O que é de dizer dela, disse muito bem a Rita aqui no Boas Intenções. O curriculo económico da Bavária, do estado federal governado por Edmund Stoiber (CSU), ex-candidato e provável novo candidato ao cargo do Bundeskanzler, é bom, mas as suas posições políticas, em relação aos costumes, a família, aos estrangeiros etc. já não me são suportáveis. Ele é um reaccionário, que entre outro, já advertiu contra uma "durchrasste Gesellschaft" ("sociedade racialmente mesclada").

    (Actualizado. A ler também o post do CMC, no Tugir.)

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License