<$BlogRSDUrl$>




  • 3.4.05
    Para que serve o Ministério da Cultura?

    De acordo com o que me ensinou o meu pai, de que não há pergunta tão estúpida que não merece resposta, vou esclarecer o Jão Pereira Coutinho, que quer saber (no Expresso de ontem) para que serve o Ministério da Cultura, se não é "para adquirir e preservar o espólio considerável de um português ilustre".

    Penso eu de que o Ministério da Cultura português serve para promover e preservar a cultura portuguesa.
    Não vejo porque não acreditar no Ministério, quando diz que o espólio em questão (do Sr. Champalimaud) não tem mérito para aí além, mesmo contendo obras de Guardi e Canaletto, de que gosto particularmente, mas cuja posse não faz propriamente falta à documentação e ao desenvolvimento da cultura portuguesa. A condição de ilustre do Sr. Champalimaud, que não advém, ao que sei, da sua qualidade de coleccionador ou mecenas das artes, não é para aqui chamado.
    Como é na Inglaterra, o João Pereire Coutinho seguramente saberá... Posso dizer-lhe que na Alemanha o Ministério da Cultura serve para preservar o patrimíonio cultural alemão, e serve para melhorar as condições para a actividade cultural alemã, promover a criação e o usufruto das artes e a sua projecção internacional.
    Para isso adquire obras de arte, mas não considera cultura como algo que se possa comprar.
    Não é possível comprar cultura. Tão pouco como comprar fatos na Savile Row e adquirir os tíques da upper class dum país estrangeiro me torna mais aristocrático.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License