<$BlogRSDUrl$>




  • 8.3.05

    O grande Frank Gehry terá de alterar um dos seus edifícios mais emblemáticos, o Walt Disney Concert Hall em Los Angeles. A sua superfície de aço inox polido aquece - em certas circunstâncias - a envolvente até aos 60º Célsius.

    O Gehry, um dos arquitectos mais caros do mundo - como os lisboetas já sabem -, e que sem dúvida dispõe duma equipa inter-disciplinar de grande gabarito, não soube prever o problema. Ou não quis. Eu, no seu lugar, sentiria-me muito mal, se tivesse cometido semelhante borrada. Mas isso é - entre outro - uma das razões porque não sou nenhum Frank Gehry. É comum que os grandes arquitectos, e aqui podem esquecer desde já todo o discurso de cidadania eventualmente por eles proferido, se estão a borrifar por todos os problemas que ameaçam impedir a realização da visão central da sua arte.
    Estando na América, até é provável que o autor do projecto seja responsabilizado financeiramente pelo prejuízo. O que achava bem. Mas a história deve também servir de aviso aos seus clientes, e às entidades licenciadoras. Neste caso, falharam tanto como o arquitecto, e nem têm a arte como desculpa.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License