<$BlogRSDUrl$>




  • 24.3.05
    Erbarme dich!

    É com alguma pena que substituo (no player) a Allemande da Sonata II pelo Erbarme dich!
    As Sonatas e Partitas para Violine Solo são, como algumas outras obras de Bach - as Suites para Violoncello, a Arte da Fuga e o Clavier bem-temperado - testemunhos reconfortantes da possível, da subjacente ordem do mundo. No fundo, no fundo, tudo está bem. (Se não está bem hoje, aqui, não quer dizer qua a boa ordem não existe. Com boa vontade, voltaremos lá: O sonho platónico.)
    Mas isto só é metade de Bach. A Paixão de S.Mateus é a outra. É a montanha russa dos bons e maus sentimentos, da lealdade e da traição, das boas intenções e da cobardia, do medo e da culpa; e da esperança.
    Não sei como é para quem não entende o texto ao ouvir a Paixão de S. Mateus - para mim é impossível distinguir o que se déve à música e o que ao texto -, mas a parte que me infalivelmente põe as lágrimas nos olhos, é quando Pedro se se apercebe das suas negações. Dos límites da sua boa vontade, que tinha julgado ser enorme. E do caracter fatal da culpa.
    Não consigo resistir a identificar-me com ele. Se ouvo com arrepio o mob que grita "kreuziget ihn!" ("crucificam-no!"), tenho ainda a distância do desprezo. Mas o Pedro sou eu, neste momento. Só me resta fazer como ele, sair e chorar amargamente, e pedir "erbarme dich" ("tenha piedade"), não tendo melhor de apresentar como razão do que as minhas lágrimas.

    (Ian Bostridge (Evangelist), Franz-Josef Selig (Christus), Sibylla Rubens (Sopran), Andreas Scholl (Altus), Werner Güra (Tenor), Dietrich Henschel (Baß), Schola Cantorum Cantate Domino, Choeur et Orchestre du Collegium Vocale Gent, Philippe Herreweghe, 1999.)

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License