<$BlogRSDUrl$>




  • 10.1.05

    Hoje com uma meditação sobre "Deus e o Tsunami" do Zé Filipe e um post meu, em que tento juntar duma forma mais sistematica as minhas ideias sobre a questão das crianças salvos pelo Papa Pio XII, que deixei na ocasião do respectivo post da Rua da Judiaria espalhadas em vários posts e comentários.

    Adenda:
    Deixo aqui um link encontrado no a-bordo, com um desmentido da notícia original do Corriere Della Sera do 28.12.04, em que se baseia o referido post da Rua da Judiaria, feito pela agência católica Zenit.
    Segundo ele, a orientação não é do Santo Ofício, mas do nûncio apostôlico em Paris na altura, Ângelo Roncalli (o futuro Papa João XXIII), e de conteudo bem diverso, para mim, eticamente irreprensível.

    Noto como fiz bem em não envolver-me em polémicas sobre a veracidade desta ou doutra versão, não tendo capacidade e meios para averiguar as informações. Não sou jornalista. O que me interessa, são os dilemas éticos subjacentes à relatada história. Tenho de reconhecer, no entanto, que o meu primeiro post sobre o assunto, parte claramente do pressuposto da veracidade da versão relatada do Corriere della Sera, e que devo retirar o juizo moral que nele implicitamente faço sobre o Papa Pio XII, e aplicâ-lo mais generalizado ao quem age como foi a ele imputado.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License