<$BlogRSDUrl$>




  • 26.1.05
    "Centro das Boas-Vindas"

    ou melhor a palavra alemã "Begrüssungszentrum" foi injustamente relegado ao segundo lugar como "Unwort" (algo como "Não-Palavra", no sentido de palavra mais cínica) alemão do ano 2004.

    A palavra foi cunhada pelo ministro do interior alemão Otto Schily (SPD), como denominação dos campos, que ele propõe instalar no norte da África, para concentrar os fugitivos económicos e políticos que pretendem asilo na União Europeia. O projecto, que acolheu inicialmente algum apoio de outros governos da UE, mas não conseguiu reunir o consenso necessário para avançar, tem, segundo Otto Schily, principalmente motivos humanitários: Pretende evitar que os candidatos a imigração caiam nas mãos de máfias organizadoras da imigração clandestina, e/ou que morram afogados em tentativas de atravessar o Mediterráneo em embarcações precárias.

    A denominação inventada por Schily levou alguns alemães, segundo o jornal FAZ, a imaginar o seu ministro a receber os imigrantes potenciais com salsichas e cerveja.

    Antes de se mudar, no fim dos anos '80, para o SPD, e hoje ser o ministro do SPD mais apreciado pelos consevadores, pela sua política implacável de Law and Order, Otto Schily era, junto com Joschka Fischer e Petra Kelly, um dos rostos dos Verdes na fase da sua ascensão na política alemã.

    Antes disso, Otto Schily já se tinha tornado famoso como advogado de defesa de Gudrun Ensslin - o único da escolha dela - da Rote Armee Fraktion (Grupo Baader-Meinhof), no famoso processo de Stammheim.

    (Cheguei à notícia do Unwort via BdE)

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License