<$BlogRSDUrl$>




  • 27.10.04

    Playmate da semana: Juliette Recamier (Gerard)

    Evito recortar os quadros que aqui posto, mas para este fiz uma excepção.
    O quadro completo pode ver-se aqui.

    Juliette Recamier era contemporânea de Emma Hamilton. Era francesa e 12 anos mais nova.
    Ambas têm em comum a sua invulgar beleza como ponto de partida duma carreira que lhes permitiu não só alcancar poder e fama, mas de se tornarem mulheres autónomas, algo quase inédito nestes tempos. A beleza era indispensável como ponto de partida, mas para o seu sucesso óbviamente contavam a sua corágem, tenacidade e inteligência.
    Por outro lado há diferênças grandes. Ao contrário de Emma, menina de meios mesmo pequenos, para quem o sexo teve que ser um meio para subir na vida, conseguiu Juliette, se devemos acreditar nos relatos, morrer vírgem. (O que invalida de certa forma a minha apelidação de playmate.) Casou aos quinze anos com um homem de negócios e bon-vivant, mas consta que este, cumprindo um acordo matrimonial sui generis, a nunca tocou. Juliette tornou-se, tal como Emma, objecto de desejo de inúmeros homens do mundo social e artístico. Mas manteve os seus amores platónicos, sem que os seus admiradores perdessem a admiração, paciência ou o interesse, e tornou-se na primeira grande anfitriã burguesa de salon, que levou a uma forma de arte.
    O seu frequentaram, entre outros, Gerard, David, Ingres, Delacroix, Balzac, Hugo, e o seu grande amor de sempre, Chateaubriand.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License