<$BlogRSDUrl$>




  • 6.10.04

    Playmate da Semana: Emma (George Romney)

    Emma - Emily Lyon - nasceu em 1765 como filha dum Ferrador. Sabe-se pouco da sua infância e adolescência, mas por volta de 1780 ela era empregada, com funções algo duvidosas, dum famoso curandeiro deste tempo. Em 1781 era amante dum country gentleman, Sir Harry Featherstonhaugh, que correu com ela em Dezembro deste ano. Estava grávida, e no seu desespero virou-se para o Hon. Charles Greville, que já conhecia. Nesta altura chamava-se Emily Hart. Greville, um gentleman conhecido na sociedade, com gostos artísticos mas com as economias limitadas por dívidas, aceitou-a como amante e forneceu-lha alguma educação, e assim ela aprendeu cantar, dançar e representar de forma profissional. Foi através de Greville que conheceu o pintor Romney, autor de inumeros retratos seus.

    Em 1784 Sir William Hamilton, o tio de Greville, viu-a e apaixonou-se por ela. Oferecendo liquidar as dívidas do sobrinho, conseguiu que este lhe cedesse Emma como amante.
    Os próximos anos Emma viveu com Hamilton em Nápoles, onde ela conseguiu, à partir do seu estatuto de mera amante, construir uma rede de contactos influentes. Em 1791 Sir William Hamilton acabou de casar com ela. Essa legitimação interessava a rainha da Inglaterra, que se quis aproveitar ainda melhor dos talentos diplomáticos de Emma na corte de Nápoles. La destacou-se - entre outro - por conseguir abastecimentos para a armada inglesa.

    Em 1798 Emma e o Almirante Lord Nelson, retornado vitoriso da sua campanha do Nilo, iniciaram a sua famosa romance.
    Em vez de esforçar-se de manter as aparências, ambos ostentavam a sua paixão, deixando o Hamilton fazer uma triste figura. Quando os Hamiltons voltaram à Inglaterra, Nelson viveu, sempre que não estava em campanha, na casa deles e Emma e ele a sua romance sob os olhos do marido. Quando Hamilton morreu em 1803, Nelson e ela assumiram-se definitivamente como casal em público.

    Embora dotada duma uma pensão razoável da herança de Hamilton, Emma entrou - após a morte de Nelson em Trafalgar - em problemas financeiros, devido ao seu estilo de vida exuberante e ao vício do jogo. Ficou preso por um ano por causa das suas dívidas e refugiou-se dos credores na França, onde morreu em 1815, na miséria.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License