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14.10.04
A Terra da Alegria ganhou recentemente um novo autor muito interessante: Afonso Cruz do alerta amarelo. No seu post "Quatro grandes alegorias" no TdA da Segunda-feira passada (11.10.04), que só agora cheguei a ler, escreve, entre outro, sobre Flatland, um livro de Abbott Abott, que já tem mais de cem anos. Flatland é um mundo bi-dimensional em que vivem seres bi-dimensionais, quadrados, triângulos etc., dotados de consciência, que podem interagier e movimentar-se no seu universo plano, mas só nele, como sombras numa superfície. Num dia um deles, um quadrado, é visitado por um ser extraordinário - uma esfera. E a esfera tenta dar ao seu amigo bi-dimensional uma ideia do que é o espaço. Mas como seria possivel, para quem toda a percepção do mundo está confinada a duas dimensões, imaginar um mundo tri-dimensional? Ultrapassa a sua imaginação, mas o quadrado deixa convencer-se: há fenómenos inexplicáveis, que a esfera trouxe ao Flatland, que parecem milagre, mas passam a ser explicável com o conceito da tri-dimensionalidade: A esfera, que se afigura no Flatland naturalmente como um disco circular, tem uma capacidade extraordinária: Pode modificar a sua dimensão, aumentar ou diminuir o seu diámetro e até desaparecer. Estas capacidades, que nenhum dos normais habitantes do Flatland tem, são explicadas pelo movimento vertical da esfera. Com a terceira dimensão o quadrado dispõe agora duma teoria científica que explica observações anteriormente não explicáveis. Percebe-se que, mesmo não tendo lido o livro - como é o meu caso (só sei dele, se me lembro bem, do livro Metamagicum de Douglas Hofstaedter, e agora do post do Afonso) - esta analogia abre um leque muito grande e interessante sobre o nosso saber e sobre o como do nosso saber. Muito engraçado e elucidativo é a passagem onde o quadrado sugere à esfera a possivel existência duma quarta dimensão -, que esta rejeita imediatamente, como ideia demente! A analogia do Flatland devia fazer parte obrigatória do curriculo do ensino secundário. Não sei bem em qual a área. Podia estar em tantas: Matemática, Física, Filosofia, Religião e até na formação cívica. |
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