<$BlogRSDUrl$>




  • 9.9.04
    Pedido de esclarecimento

    Quando cheguei em Portugal, há dez anos, ainda nunca tinha ouvido falar da Opus Dei.
    Foi cá que ouvi pelas primeiras vezes pessoas a falar-me do fulano A ou B, figuras públicas, serem da Opus Dei, e fizeram-no neste tom conspirativo no qual se transmita um segredo que não é própriamente segredo, ou seja: um boato. Ou seja: um segredo um pouco compremetedor e desagradável.
    (De forma muito semelhante aliás, como se ainda fala em Portugal da alegada homossexualidade de certas figuras públicas.)

    Quem me falou assim da Opus Dei, não me podia dar, naturalmente, mais informações para satisfazer a minha curiosidade do que aquela de que se tratava duma organização secreta de leigos católicos, com estreita ligação ao Papa. Muito obscuro e muito perigoso...

    A Opus Dei é mesmo isso? Porque é secreta? O quê é que ela faz? O que lí e ouvi é pouco: que foi fundada por um Espanhol no século passado, e que o seu objectivo principal é levar os leigos católicos á sanctificar a sua vida. A minha curiosidade é, o que é que isso significa em concreto, e menos para uma pessoa individual - isso não se me aparenta tão difícil de compreender ou imaginar - mas para uma organização, uma organização secreta?

    Talvez um católico esclarecido e honesto, de que sei que há vários aqui na blogosfera, pode livrar-me dos meus preconceitos e suspeitas?

    Devo ainda dizer que este post foi inspirado por este post do Blogo...Existo...

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License