<$BlogRSDUrl$>




  • 6.9.04
    Grozny, Beslan

    O João Miranda foi muito criticado por publicar, na ocasião do massacre de Beslan, duas fotografias de Grozny.

    Mas não por mim. Acho este post muito apropriado e pedagógico. Não é só preciso contrariar os que clamam agora pela vingança - que temo vai acontecer, e atingir inocentes outra vez - como também aqueles que se acham especialmente justos se classificam bem no campeonato da indignação.

    Também eu não sei exprimir o que sinto perante aquelas imágens de barbarie. E ultrapassa-me, apesar de todo o esforço, compreender como os terroristas não encontram algo dentro deles que os impede massacrar as crianças mesmo olhos nos olhos.
    Mas por isso não devemos fechar os olhos perante o sofrimento, provavelmente ainda maior, que o exercito russo inflige aos Tchechenos, mas que não aparece na Televisão.
    Claro que os crimes do exercito russo (que tem um chefe supremo, que é Sr. Putin) não reduzem em qualquer coisa o crime de Beslan. Mas o contrário também é verdade.
    Os crimes não se equilibram, somam-se.

    Noutro post, também no Blasfémias, o PMF advertiu que uma "solução política" seria provavelmente inviável, porque os terroristas se movem por impulsos de fé e não por interesses.

    Talvez estamos mesmo perante uma nova cruzada de islamicos fanáticos. Se se pode negociar com estes, não sei. Também terroristas fanáticos têm interesses, mesmo que sejam só de ordem táctico. Mas admitindo que só nos resta defender-nos deles, como se se defende contra catástrofes naturais: a violação sistemática dos direitos humanos, como acontece na Tchechenia não só continua sempre injustificável, como também contraproducente.
    Nem os fanáticos movidos por impulsos de fé se mexem num espaço vazio.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License