<$BlogRSDUrl$>




  • 1.7.04
    "Resposta à Pergunta: O que é Iluminismo?

    Iluminismo é a saída do homem da sua menoridade, em que se encontrou por culpa própria. Menoridade é a incapacidade de usar a sua razão sem orientação por outrem. Por culpa própria é essa menoridade, quando a sua origem não está na falta de razão, mas de decisão e de coragem, para fazer uso dela sem orientação de outrem. Sapere aude! Tem coragem para usar a tua própria razão! é então o lema do Iluminismo.
    Preguiça e cobardia são as origens, porque uma parte tão grande dos homens, depois de já estar libertos, pela natureza, de direcção alheia (naturaliter maiorennes), durante toda a vida, porém, continuam alegremente como menores; e as orígens porquê é tão fácil para outros de arrogar-se como os seus tutores. É tão confortável ser-se menor. Tenho um livro, que tem juízo para mim, um padre, que tem consciência para mim, um médico, que avalia a minha dieta, etc., então eu próprio não preciso de esforçar-me. Não tenho a necessidade de pensar, desde que sou capaz de pagar; outros já assumirão essa tarefa desagradável para mim. Que a grande maioria dos homens (entre eles todo o belo sexo) julgam o passo para a maioridade, para além de ser penoso, também de ser perigoso, - de garantir isso já tratam os tutores, que bondosamente assumiram o fardo da sua supervisão.[...]"

    Immanuel Kant (1784)

    (Coloquei aqui as primeiras frases deste famoso ensaio de Kant, porque me parecia bem lembrar o quê é iluminismo ao José, pela referência depreciativa ao iluminismo no seu post sobre a "herança cristã", que também o Timshel citou...)

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License