<$BlogRSDUrl$>




  • 18.6.04
    Insel Hombroich



    O baixo Reno, o rio mais intensamente navegado do mundo, já está canalizado há muitos anos.
    Mas para lá das margens dele, ainda existem paiságens que fazem lembrar como ele deve ter sido há duzentos anos atrás: Ramos mortos, lagos, pántanos, pastos húmidos. E calma.
    Nesta paisagem, perto da cidade de Neuss (e Düsseldorf), um herdeiro duma fortuna e duma colecção de arte criou o projecto Insel Hombroich. Comprou uma ilha e convidou um arquitecto paisagista, para nela criar um jardim, uns arquitectos, para construir neste jardim pavilhões para acolher a sua colecção e uns artistas, para instalar os seus ateliers nele.
    Excepto nos meses do inverno, uma pessoa pode visitar a ilha, e tem, incluido no preco do bilhete, para além da visita da belissima paisagem, da arquitectura e das obras de arte, direito a uma refeição de batatas, "quark" (queijo fresco), pão preto, mel e café.

    Os actuais pavilhões na Insel Hombroich são da autoria de Erwin Heerich, pouco conhecido internacionalmente, mas não duvido que aguentarão bem a vizinhança daqueles, que estão previstos noutra ilha ao lado - o projecto cresce -, e que serão da autoria de Tadao Ando e de Álvaro Siza, entre outros.

    Se não passa lá por perto nos próximos tempos, vale a pena clicar na foto em cima e fazer a tour pela ilha já aqui.

    O site: www.inselhombroich.de

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License