<$BlogRSDUrl$>




  • 23.5.04
    You fucked it all up!

    Já la vão duas semanas desde que referi pela última vez a guerra no Iraque num post. Verdade é que não tenho nada de novo para dizer. Quanto muito que me assusta como mesmo pessoas que achei dotado de alguma independência intelectual não vêem ou não querem ver o desastre que os Americanos e os seus aliados arranjaram no Iraque.
    E o verdadeiro desastre ainda está para vir: Quando eles retiram, entregando o poder a um regime fantoche, a uma ONU que não pode e não tem quem está disposto de pagar com sangue a manutenção da Ordem no Iraque ou simplesmente entrega o pais ao teocratas xiitas e/ou ao guerra civil.

    Chamaram cobardes, hipocritos, ou, na melhor das hipoteses ingénuos e fundamentalistas moral, a nós, que opusemo-nos à esta guerra. Como a oposição à guerra não tivesse tido argumentos racionais, para além da ética.
    Mas deixamos todo o debate sobre o eventual imperialismo, o petrólio, a legitimidade internacional etc. de lado. Mesmo para quem acha o fim - controlar o Médio Oriente, combater o terrorismo - justificava os meios: guerra illegal, desautorização da ONU, desacreditação do direito internacional, vítimas militares e civís, custos astronómicos para os Iraquianos, a economia internacional e talvez os Americanos, e muitos outros, deve estar claro como água: You fucked it all up!

    E não, não estou contente com isso! Essa frequente insinuação é o cúmulo da pulhice!
    Qualquer um com um resto de juizo sabe, que o que temos agora no médio oriente, como resultado da guerra, não é bom para ninguém. Par ninguem mesmo!

    Excepto para Bin Laden e quem ganha dinheiro com a produção e o tráfico de armas.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License