<$BlogRSDUrl$>




  • 15.5.04
    Simplicidade

    Há dias postei um episódio com Brecht sobre a omissão na arte, mais precisamente sobre a necessidade da aprendizagem e do domínio daquilo que se omite. Segundo o Timshel Hemingway defendia uma teoria semelhante.
    Há quem se sente atraido pela aparência algo anti-racional desta teoria, que parece sustentar o caracter sobrenatural da arte e a sua mistificação. Mas a mim esse seu eventual charme não me satisfaz.

    Acontece, no entanto, que a teoria coincide com a minha modesta experiência profissional de projectista.
    A omissão ocupa em todo o processo de criação de projecto uma grande parte do meu trabalho.
    Depois de uma primeira fase de recolha (mais ou menos sistemática) de informação sobre a tarefa e de uma fase de gestação de uma ideia (num processo semi-consciente), escolho entre as ideias que se sugerem aquela que parece responder ao problema da forma mais simples. Mas no processo da sua concretização, no qual ela é confrontada, em pormenor, com todas as condicionantes e objectoivos, a ideia inicialmente simples ganha rapidamente uma grande complexidade e ameaça perder a sua clareza inicial. Começa agora a luta árdua para voltar a simplicidade inicial, sem descurar os problemas a resolver.
    Se ganho essa luta, o desatento pode não ver, à primeira, a diferença entre a simplicidade inicial e a simplicidade posterior. Mas irá sentí-la.
    A diferença é que a meia dúzia de aspectos, temas e motivos, que constituam a obra, foram escolhidos não entre algumas mas entre milhares de outras possiveis constelações.

    O actor (no episódio) irá escolher, depois de ter aprendido os sete, três acordes para tocar a musica de forma adequadamente imperfeito, mas os três serão possivelmente outros do que os três que só dominava inicialmente.

    Etiquetas:

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License